Este ano as mudanças climáticas têm realmente se mostrado fortes e imbatíveis. Pela primeira vez na história, rios da Amazônia secaram, enquanto o Rio Grande do Sul e Santa Catarina perderam lavouras, histórias e vidas debaixo de um volume recorde de chuvas. Pedras de granizo do tamanho de um ovo de galinha caíram do céu e o calor fez mais vítimas do que em qualquer outro período registrado. Vulcões, terremotos, tufões e uma lista de eventos climáticos extremos gritaram ao mundo em alto e bom-tom que algo não vai bem.
As Unidades de conservação do pará
O que acontece com os atingidos por Unidades de Conservação Federais no estado do Pará é a prova de que o direito não se aplica para as questões ambientais.
A Lei 9.985/2000 estabelece procedimentos e obrigações que devem ser cumpridos para garantir da preservação do meio ambiente e para garantir o direito individual dos atingidos pela UC.
A criação de uma Unidade de Conservação tem como consequência a retirada das pessoas inseridas de seus limites, mediante indenização, sejam elas proprietárias ou posseiras legítimas.
Sou Obrigado a pagar TCFA?
A Taxa de Controle e fiscalização ambiental foi criada pela Lei da Política Nacional do Meio Ambiente com o objetivo de custear a fiscalização das atividades potencialmente poluidoras. Isto significa que toda pessoa que exerça atividade considerada potencialmente poluidora deve preencher um Cadastro no IBAMA e informar, dentre outras coisas, a sua receita bruta, que é o que vai servir de base para o cálculo do valor da taxa.
Os valores variam para microempresas, empresas de médio e grande porte. Além do porte da empresa, o potencial de poluição e o grau de utilização dos recursos naturais também interferem no valor devido e para isso a lei traz um extenso rol de atividades que são consideradas potencialmente poluidoras. A lista vai de atividades de extração mineral, fabricação de papel, frigoríficos, montagem de veículos, até complexos turísticos e de lazer. A cobrança com base no porte da empresa, apesar de aparentemente adequada por variar de acordo com a receita obtida com a atividade, se mostra desproporcional diante de vários casos concretos. Não é sempre que todas as atividades da empresa são consideradas potencialmente poluidoras. A empresa pode, por exemplo, se encaixar no conceito de empresa de grande porte, mas apenas parte de sua receita decorrer de uma atividade poluidora.
POrque criar um comitê ambiental na minha empresa?
Atualmente, principalmente nesse momento Pós-Covid, o planejamento e a prevenção são palavras-chaves dentro das empresas e corporações. O choque que algumas enfrentaram com a necessidade de fechar as portas ou reduzir a produção do dia para noite, evidenciou algumas fragilidades e situações que até podem abalar a estrutura financeira. Ainda, tal experiência demostra que talvez as ferramentas existentes não são suficientes para a nova era: a das incertezas. Antes, imperava a denominada sociedade de riscos, na qual não era possível determinar quais seriam as consequências das ações humanas no meio ambiente.
Hoje o cenário foi intensificado, até a continuidade das atividades está em jogo. Alguns setores foram severamente impactados, não tendo uma perspectiva concreta de melhora. Diante de tudo isso emergem duas questões importantes: qual o papel da minha empresa nesse contexto? É possível mudar esse cenário? As respostas estão inseridas na própria estrutura empresarial.
A variável ambiental cresce e ganha espaço, não só como um elemento que exige o cumprimento de certas normas, mas também um assunto que deve ser tratado preventivamente. A ocorrência de um acidente ambiental é algo possível, a maioria dos processos produtivos enseja uma movimentação expressiva de recursos naturais, captação de água, geração de resíduos, de efluentes e gases. Tudo isso gera impacto. A forma com a crise ambiental será gerida fará toda a diferença, ou a empresa sai destruída ou fortalecida. A resposta positiva só é possível com ações preventivas.
O primeiro passo para essa mudança de ação gerencial é a instauração dos comitês ambientais. Quer saber mais? Entre em contato!
FALE CONOSCO
© Propriedade Intelectual. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BW8 Martech.