Instagram Pineda & Krahn Youtube Pineda & Krahn
Menu
Pineda & Krahn Advogados

ARTIGOS

INVESTIMENTO e SUSTENTABILIDADE

É possível observar uma mudança na visão e nas preocupações da sociedade, especialmente nos últimos anos, diante da busca por um cenário mais equilibrado, portanto a sustentabilidade tem ganhado projeção.

Isso acontece quando falamos em mercado de investimento e sustentabilidade, os fundos ESG (Environmental, Social e Governance), em inglês ou ASG (fatores ambientais, sociais e governança), em português, são um exemplo de índice que avalia as operações das principais empresas conforme os seus impactos nesses três eixos da sustentabilidade.

A medida oferece mais transparência aos investidores sobre as empresas nas quais eles estão investindo, são alternativas de investimentos sustentáveis e, inclusive, podem ser conhecidos como fundos verdes.

Diante dos três pilares que têm sido usados, para definir se um negócio apresenta sustentabilidade empresarial, é possível afirmar que os investimentos ESG são investimentos sustentáveis e focados em gerar impacto para além da questão financeira.

O mercado financeiro percebeu que é hora de valorizar as empresas socialmente e ambientalmente responsáveis, que têm mais condições de lidar com as mudanças no consumo e usar os recursos naturais de forma inteligente.

Portanto, investir em empresas que conseguem se adaptar às mudanças e apoiar o desenvolvimento sustentável se tornou ainda mais importante. Ou seja, quem não começar a pensar nos critérios e princípios ESG pode ficar para trás no mercado financeiro e perder investimentos daqui para frente.

Consequentemente, os investidores que escolhem essas empresas responsáveis têm um retorno financeiro maior e ainda contribuem com o desenvolvimento sustentável.

Segue alguns critérios que devem ser observados na hora de escolher empresas para investir:

• Utilizam energias renováveis;
• Investem em pesquisa para melhorar sua sustentabilidade;
• Compensam a emissão de gases de efeito estufa;
• São transparentes na divulgação das informações;
• Inovam em tecnologia para o desenvolvimento sustentável;
• Respeitam os direitos humanos;
• Combatem a corrupção;
• Promovem o bem-estar de clientes, colaboradores, parceiros e comunidade local;
• Desenvolvem ações de responsabilidade socioambiental.

Assim é importante que as empresas busquem a se adequar com esse novo conceito de sustentabilidade, pois este mercado tem crescido no mundo e também no Brasil. Na prática, há cada vez mais alternativas para quem deseja obter investimentos sustentáveis, ficará muito mais fácil aliar investimento e sustentabilidade, ainda, lhe oferecer bons retornos ao longo do tempo.

Artigo elaborado pela Acadêmica de Direto Flávia Almeida
Luiza de Araujo Furiatti OAB/PR 45.697
Voltar

CONTATO

Nome
Telefone
E-mail
Mensagem

NEWSLETTER

Para receber notícias e novidades, inscreva-se na nossa newsletter

Nome
E-mail
Agência de publicidade e propaganda em Curitiba | Agência Eureka!